Minhas fotos, curiosidades e um pouco de tudo sobre o incrível mundo do automóvel
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Propaganda do museu da BMW
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Bugatti Veyron a 407 km/h
Veja este incrível vídeo do programa "Top Gear". James May dirige um Bugatti Veyron, o superesportivo mais veloz do planeta, em sua velocidade máxima: 407 km/h!!
O áudio está em inglês, mas transcrevo aqui, em português, as informações mais interessantes:
- Até 200 km/h não é necessário um potência tão grande. O Bugatti necessita apenas de 270 cv para chegar a esta velocidade. Porém, quanto mais se aumenta a velocidade, maior é a força da natureza para segurá-lo. Por isso, para atingir os outros 200 km/h de velocidade e chegar aos 400 km/h, são necessários mais cerca de 730 cv! Ou seja, estamos falando de um veículo com motor V16 com potência de 1001 cv.
- Devido à grande potência, o calor gerado é imenso. Por isso, enquanto carros normais tem 1 radiador, o Veyron tem 10 radiadores...
- Para atingir a velocidade máxima, o piloto precisa inserir uma chave especial, que recolhe o aerófólio e reduz a altura do solo, para melhorar a aerodinâmica. O aerofólio aumenta a aderência do veículo ao solo, mas cria um esforço aerodinâmico que limita um pouco a velocidade máxima.
- O desafio só é possível numa pista espeical de testes da Volkswagen. Na curva ele atinge pouco mais de 200 km/h e acelera o mais que pode na reta, que tem quase 10 km de comprimento.
- Perto dos 400 km/h o carro consome, em 1 minuto, a mesa quantidade de ar que o piloto consome, respirando, em 4 dias.
- Já a 400 km/h o piloto diz que os pneus, naquela velocidade, duram apenas 20 minutos. "Mas tudo bem, pois a gasolina acabará em 12 minutos..."