Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2010

Galeria de fotos: Mercedes-Benz “Pagoda”

Imagem

Clássico: Chrysler Newport 1962

Imagem
Os Chrysler de 1962 se diferenciam do ano 1961 por não terem mais o "rabo-de-peixe". As peruas Town & Country na realidade adotaram o painel traseiro das Plymouth 1961. Foi uma medida para compensar o cancelamento de última hora do completamente novo modelo 1962. As peruas não fizeram muito sucesso e venderam muito pouco. O interessante no design deste carro é o arranjo incomum dos faróis, no sentido diagonal. Fotos: Rubem Figueiredo, Evento: Back to the Fifties, Minneapolis, 2009

Galeria de Fotos: V8

Imagem

Qual a origem do nome: Vectra

Imagem
Muitos nomes de automóveis não têm necessariamente um significado nem se originam de uma cidade, vento, praia, etc. São nomes inventados mas que têm uma sonoridade agradável e que possam ser associados a um atributo positivo. É o caso do nome Vectra. Ele segue a "receita" das "três sílabas terminando em A" (como o Celica, Corolla, Cressida, Elantra, Integra, Maxima, Sonata, Zafira, etc...). Vectra também pode ser associado com "Vector", que dá uma sensação de velocidade.

Qual a origem do nome: Palio e Siena

Imagem
Em italiano, "palio" significa "páreo, corrida de cavalos, competição". O nome Palio foi então escolhido para atribuir ao carro a imagem de força, velocidade e beleza. E o "Palio di Siena" é uma corrida de cavalos que tradicionalmente ocorre na cidade ilaliana de Siena, desde o século XVII. Daí o nome do sedã, derivado do Palio.

Clássico: Citroen DS 1965-1975

Imagem
O Citroen DS foi lançado em 1955, e sofreu sua alteração na aparência mais significativa em 1965. Tornou-se um marco por suas formas aerodinâmicas em uma época em que pouco se investia neste quesito. Mais que isso, o DS também surpreendeu por detalhes avançados como o volante de um só raio, os faróis que viravam junto com as rodas (a partir de 1965, como o modelo das fotos) e a suspensão hidro-pneumática. Esta suspensão era tão fantástica que permitia guiar o carro sem uma das rodas! O sistema hidráulico compensava a ausência de uma roda redistribuindo o peso e equilibrando o carro nas três rodas remanescentes. No seu lançamento este francês foi tão bem aceito que bateu um recorde de vendas para a época: 750 pedidos em 45 minutos no dia do lançamento, completando 12 mil pedidos até o fim do dia! O ano de 1975 foi o último ano deste ousado clássico, que vendeu 1,5 milhões de unidades. Fotos: Rubem Figueiredo, Evento: AutoClasica 2006 (Argentina)

Bristol 400 1947

Imagem
O Bristol 400 , lançado em 1947, foi o primeiro automóvel de produção da fabricante britânica Bristol Cars , uma empresa nascida da transição da aviação para a indústria automobilística após a Segunda Guerra Mundial. Este modelo representou uma combinação rara de engenharia de precisão aeronáutica e luxo automotivo, características que definiriam a marca nos anos seguintes. Design e Estilo Inspirado no design do BMW 327 Coupé, o Bristol 400 apresentava linhas elegantes e aerodinâmicas, com carroceria em aço montada sobre uma estrutura tubular. A influência alemã não era por acaso — a Bristol adquiriu direitos de engenharia da BMW após a guerra, e incorporou soluções técnicas alemãs com o refinamento britânico. Motorização e Desempenho O Bristol 400 era equipado com um motor de seis cilindros em linha, 2.0 litros, originalmente baseado no motor BMW 328. Com cabeçotes hemisféricos (avançado para a época) e válvulas em posição inclinada, o motor entregava cerca de 80 cavalos de potência ,...

Curiosidade: Ferrari folheada a ouro

Imagem
Email recebido do meu amigo Eduardo Caballero. Como já não bastasse ser uma linda Ferrari, seu proprietário ainda encomendou um revestimento de ouro nesta 599.

Design: Mercury Comet 1960-1963

Imagem
  A década de 50 ficou marcada pelos desenhos exagerados, rebuscados e cheios de cromados dos carros americanos. O início da década de 60 já apontava no sentido de automóveis menores e com linhas um pouco mais limpas, mas ainda encontravam-se interessantes designs, como a traseira deste Mercury Comet.

Curiosidade: Carro Tijolo

Imagem
  Essa eu recebi de minha amiga Erica Santos, pelo email. É o legítimo carro-tijolo!