segunda-feira, 26 de maio de 2008

Um pouco de história: Lancia Stratos

A fabricante Lancia estava determinada a dominar o Campeonato Mundial de rallye nos anos 70. Para tal, o gerente de competições Cesare Florio recomendou a fabricação de um carro de "homologação especial", sendo projetado especialmente para competições. O resultado foi o carismático Stratos, com motor central, produzido entre 1973 e 1975.


A força motriz era nada mais nada menos que o mesmo motor de 2,4 litros que equipava o Ferrari Dino 246. A carroceria, feita de fibra de vidro, tinha desenho Bertone.

Sua presença nos rallies era constante nos anos 70, nos quais obteve grande êxito.


Para manter sua homologação, Lancia teve que oferecer uma versão de rua, ainda que não tenha sido desenvoldio para aquele fim.

O desenho e desempenho excepcionais eram um grande atrativo, mas era um carro que oferecia pouco espaço para os únicos dois ocupantes.


Entre 1973 e 1975 apenas 492 exemplares foram fabricados, mas a pequena demanda fez com que os Stratos estivessem à venda até 1978, com preços reduzidos. Hoje, tornou-se uma peça de colecionador de preço elevado.
Fotos de Rubem Lucas, durante a Auto Clasica, em San Isidro (Argentina), 2006.

3 comentários:

  1. Rubem, muito legal o blog...
    Parabéns!

    Sugestão pra próximos posts:
    Mustang's e Maverick's.

    Abração e até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. lindão mesmo esse blog, hein!
    que orgulho!

    ResponderExcluir
  3. Rubem,

    adorei o blog! Uma sugestão de assunto é publicar pequenos textos, escritos pelos próprios proprietários dos antigos, sobre a história dos seu carros.

    Abraços,

    Ana

    ResponderExcluir