Ford Corcel 1968-1970
Origem: Brasil
Mecânica: Motor 1.3.
Carroceria: O Corcel é oriundo do projeto "M", feito em parceria com a Renault, que deu origem ao Renault 12 na França e, com carroceria diferente, ao Corcel no Brasil. Foi lançado como sedã de 4 portas, sendo o cupê lançado logo depois em 1969. Depois surgiu a perua Belina.
Características: Tinha bom acabamento interno e muitas inovações mecânicas, mais que seu concorrente direto, o Volkswagen 1600 (famoso "Zé do Caixão"). O Corcel era econômico e muito confortável para a época, sendo um sucesso de vendas.
Performance: Nem mesmo a versão GT (com motor um pouco mais potente) disfarçava a baixa potência deste carrinho, que levava mais de 20 s para alcançar 100 km/h.
Curiosidades: Em 1969 foi eleito o "Carro do Ano" pela revista Autoesporte; O nome "Corcel" foi inspirado no Mustang, modelo Ford de grande sucesso nos Estados Unidos; Foi o primeiro carro brasileiro com radiador selado.
Mas esse corcel é 1,3 litro de 68 cavalos, 0 a 100 km/h ele fazia em 23 segundos com velocidade maxima de 140 km/h, andava na frente de carros como: zé do caixão que tinha motor de 1600cc com 60 cavalos, atingia 131 km/h e tinha aceleração de 0 a 100 km/h em 22,8 segundos, na frente de karmann ghia 1600 que tinha 60 cavalos, atingia 137 km/h, a esportividade desse se resumia só ao visual, fusca 1500 esse com 52 cavalos, aceleração de 0 a 100 km/h em 26 s, velocidade maxima de 128 km/h.
ResponderExcluirisso mostra que o ford corcel não era fraco que nem voce postou nesse texto.
ha só mais uma coisa, ouve os duas versões de corcel gt, uma com motor de 1300cc essa sim, por se tratar de um grã turismo tinha um desempenho fraco, e também a versão com motor de 1400cc de 85cv que fazia de 0 a 100 km/h em 17 s, e atingia 145 km/h corria mais que carros como: karmann guia tc, um esportivo que possuia um motor de 1600cc com 65cv acelerava de 0 a 100 km/h em 21 s, e atingia 142 km/h, fuscão 1600s que tinha 65cv acelerava de 0 a 100 km/h em 16,5 s, mas não tinha uma boa velocidade final, apenas 137 km/h.
O corcel podia não ser um canhão, mas naquela época era um carro considerado muito veloz.
esses dados de desempenho inclusive foram a revista Quatro rodas que conseguiram com testes de época.
quanto vale este corcel tão lindo
ResponderExcluirraro ver um veiculo como este ainda em plena forma e de dar inveja aos carros modernos cheios de plasticos envolventes e muito fragil parabens ao dono deste belo exemplar.
ResponderExcluir