1989-1991
Origem: Brasil.
Proposta: Veículo urbano, leve e compacto.
Origem do nome: "BR" vem de Brasil e o "800" é referente ao motor de 800 cc. Originalmente tinha sido batizado de Gurgle CENA, mas a família Senna tinha sido contrária ao nome.
Carroceria: O design da carroceria foi feita por João Gurgel.
Motor: Motor de 2 cilindros e 800 cc, fabricado pela própria Gurgel, em Rio Claro/ SP. Tinha tecnologia avançada e denominado Enertron, o motor era econômico (autonomia de 25 km/l de gasolina). É considerado de fácil manutenção e resistente.
Curiosidade: Foi o primeiro automóvel a ser fabricado exclusivamente com tecnologia nacional.
Fotos: Fotos por Rubem Lucas, durante encontro mensal do Clube do Carro Antigo, em 2005, no Minas Shopping (Belo Horizonte/ MG).
Caro,
ResponderExcluirestou a procura de um BR800 para compra. Pode me indicar um?
Caro Fábio,
ResponderExcluirNão sei de um que esteja à venda. Mas no próximo encontro mensal do clube do carro antigo aqui de BH (www.ccabh.com.br) que eu for, vou tentar conseguir o contato do clube do BR800, que sempre está no encontro. Talvez através dele você consiga um.
Também conheço um site, www.hotpa.com.br, que tem vários anúncios de carros antigos. Dê uma olhada lá.
Abraço!
Rubem.
Meu pai não tem garagem e em sua casa tem uma rampa dem pessada, carro com tração dianteira não sobe... a sorte foi comprar um BR 800 92... é sua felicidade...
ResponderExcluirMarcelo Marino SC
Olá,
ResponderExcluirCena - Carro ecônomico Nacional era o nome do projeto, não do carro, que foi apresentado como 280-M.
Quando os representantes da marca Senna entraram com o pedido de suspensão do nome Cena, Gurgel aproveitou para abandonar o nome 280-M (que já tinham desfilado no 7 de semtembro de 1987 no DF) e adotar BR-800.
Abraços,
www.antigosdeitaipu.com.br
Sou proprietário de um BR-800 e estou satisfeito com a sua performance e agilidade ao trânsito paulista, mesmo com 20 anos de estrada meu pequeno veículo de fibra resiste bem com a mecânica projetado pelo Eng.° João Gurgel. Precisamos resgatar o sonho do veículo genuinamente nacional a ser produzido em grande escala para atender a crescente demanda por minicarros urbanos.
ResponderExcluirEli Luzini, São Caetano do Sul (SP).
meu tive um br 800 isto foi uma merda . nunca mais . eu saia de casa p/ trabalhar nao chegava no seviço . saia do serviço nao chegava em casa. só andava no reboque. até parecia carrinho de brinquedo q precisa de uma cordinha p/ puxar.mas consegui desfazer dele.que glória! pensei q ia morrer com ele.
ResponderExcluir